SilvanaMichels

quarta-feira, outubro 04, 2006

Escola Cultura e Sociedade- atividade 3

ESCOLA CULTURA E SOCIEDADE-ATIVIDADE 3
Questões:
1-Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Durkheim diz que a definição de educação dada por Stuart Mill é muito ampla, que a educação dependendo de tamtos fatores, pode gerar muita confusão no seu entendimento. Durkheim afirma que o termo educação deve ser empregado às influencias que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes, é nesse ponto que devemos nos deter.
2-Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
Segundo Kant:"o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz. Para James Mill é objeto da educação" fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes". O ponto fraco das definições está em ambas partirem da hipotese de que existe uma educação ideal, perfeita e apropriada para todos os homens, quando é historicamente provado que a educação varia de acordo com o tempo e as necessidades de cada sociedade.
3-O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Segundo Durkheim "Para definir educação, será preciso, pois, considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns. O conjunto desses caracteres constituirá a definição que procuramos".
4- De acordo co Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Todos os sistemas de ensino, onde quer que sejam observados, apesar das divergências, partem de uma base comum. Toda sociedade, por mais desigual que seja, contem idéias, práticas ou mesmo uma religião que seja comum a todas as crianças e adolescentes, em qualquer classe social. Esse conjunto de idéias que se constituiu sobre a natureza, sobre a importancia de diversas faculdades, sobre o direito, o dever, o progresso, a ciencia, a arte, etc, formam uma base comum de educação, que atingirá a todas as crianças, independentemente de sua camada social. Assim, cada sociedade, tendo consciencia dessas idéias, idealiza no homem certo ideal, que servirá de "modelo" para todos os cidadãos, tanto no ponto de vista intelectual, quanto físico e moral.
5- Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Segundo Durkheim, o ideal a ser realizado tem como função suscitar na criança um certo numero de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos seus membros e também certos estados físicos e emntais, que o grupo social particular(casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o fotmam. A sociedadeem seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.
6- A partir da definição "A educação é a ação que exercita pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique
A partir dessa definição Durkheim conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. O autor acredita que a criança quando nasce não é um ser social, mas se torna, através da educação e da formação que recebe. É de geração em geração que são transmitidas as idéias de moral, os habitos, os sentimentos, as tradições religiosas, as práticas profissionais, as opiniões coletivas, etc, tornando assim a criança e o jovem apto a viver e conviver no meio em que está inserido.
7- Como o autor explica que sociedade e indivíduo são ideias dependentes?
O autor explica que sociedade e individuo são ideias dependentes, quando afirma que indivíduos e sociedade não estão em oposição, mas um ligado ao outro. Segundo Durkheim," Desejando melhorar a sociedade o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente atraves da educação, não tem como objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, mas ao contrário, engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana".