SilvanaMichels

segunda-feira, dezembro 18, 2006

DESIGUALDADES EDUCATIVAS


REFLEXÕES
**Vivemos em um país onde temos duas redes escolares bem distintas, a rede publica e a rede privada, ou particular.Falar dessas duas redes é falar de dois mundos completamente diferentes.
**O Brasil, maior pais da América Latina, mantem 88% de seus alunos no ensino publico fundamental, enquanto a minoria restante, crianças da elite brasileira,frequentam escolas particulares.Ai começa a desigualdade.
**Apenas as crianças com melhores condições financeiras irão frequentar escolas particulares, essas terão bem mais condições de frequentarem a universidade pública, pois tiveram um ensino melhor e foram mais preparadas para competir por uma vaga. As crianças de classes populares, que só tem a escola pública como opção, muitas vezes não chegam a prestar um vestibular, pois já tiveram que abandonar a escola e trabalhar para ajudar a familia.
**Os alunos que frequentaram escola publica, quando chegam a prestar um vestibular, não conseguem competir com os que vieram das escolas particulares, por isso acabam frequentando faculdades particulares e pagando verdadeiros absurdos, o que muitas vezes os fazem desistir.
**Outra disparidade entre essas redes são os salarios dos professores, que chegam a ser cinco vezes maior na rede particular, deixando professores publicos desanimados e descontentes, refletindo também na qualidade de ensino.
**Mesmo na rede publica, existem muitas diferenças entre as escolas do norte e nordeste do pais e as do sul e sudeste. Os estados mais desenvolvidos, com mais recolhimento de impostos, investem mais na educação em conparação aos menos desenvolvidos, o que ocasiona mais desigualdade no nosso país que apresenta tantas realidades diferentes de região para região.
**Felizmente aqui no nosso estado apresentamos um dos melhores indices de escolaridade do país, mas ainda temos muito a avançar, pois aqui, como no resto do país, os alunos de escolas particulares tem muito mais chances do que os de escola publica.
**Tanto é verdade toda essa situação do nosso ensino, que mesmo nós professoras da rede pública, mantemos nossos filhos em escolas particulares, sabendo que assim terão mais oportunidades de se sair bem futuramente em vestibulares, concursos e no mercado de trabalho.
**Essa situação da educação em nosso país fortacele a desigualdade social, onde poucos podem muito e detem as riquezas, enquanto grande parte da população permanece ignorante e sem acesso a melhoria de vida.

1 Comments:

  • At 12:45 PM, Blogger Suzana Gutierrez said…

    Oi Silvana

    Conseguistes agrupar uma série de idéias interessantes do texto. Creio que elas foram bem debatidas no forum com o grupo, pelo que pude ler por lá.
    Parabéns!
    abraço,
    Suzana

     

Postar um comentário

<< Home