ECS 6 - Weber II
ECS 6-Weber II
Trabalho em duas escolas com duas realidades completamente diferentes ( em relação aos alunos, colegas e direção), porem em uma delas é que identifico melhor as situações de dominação( dominantes X dominados).
A primeira situação que posso citar é a relação direção x professores. Essa relação apresenta as características de dominação legal, pois a "obediencia" segue uma hierarquia, professores são dominados por uma direção, que domina, mas segue regras definidas pela instituição.
Outra situação de dominação que percebo na escola é a professor x aluno. Essa dominação se classifica também como dominação legal, onde o professor segue as regras da instituição e "domina" seus alunos. Nesse caso porém, percebo que com a convivência diária entre professor e alunos esse tipo de dominação se transformar em muitos casos em dominação tradicional, em que os alunos são dominados e obedecem o professor por fidelidade( respeito e carisma) e por se criarem laços afetivos podem haver privilégios com um ou outro, e se estabelecer mais flexibilidade nas regras que estão envolvidas nessa situação.
1 Comments:
At 5:38 PM, Roselaine da Mota Zanette said…
Querida Silvana:
A confiança, o respeito e o afeto de nossos alunos e colegas de escola se conquista diariamente na nossa rotina escolar. Isso também diz respeito a nossa relação com os pais e funcionários. Essas relações exigem de nós atenção, maturidade e espírito cooperativo. As relações de poder em nossas escolas devem objetivar, não elevar vaidades, mas conquistar a educação e a construção de cidadãos mais felizes, saudáveis e integrados a uma sociedade melhor para todos. Convido-a a discutir essa atividade (ECS 6) no meu blog que está no endereço "http://tukezanette.blogspot.com"
Beijos!
Roselaine
Postar um comentário
<< Home