SilvanaMichels

quarta-feira, abril 21, 2010

Primeira semana


Nesses primeiros dias de estágio, em contato diário com os alunos da EJA pela primeira vez, pude começar a perceber e entender algumas situações que surgem na Educação de Jovens e Adultos. Em poucos dias já conheço um pouco sobre a realidade de cada um, sobre suas famílias, seus trabalhos, sobre suas dificuldades, seus anseios, e já posso planejar minhas aulas pensando em atender a algumas necessidades que percebi.

Os alunos da etapa II, na grande maioria apresentam uma grande preocupação em aprender, querem "quadro cheio", bastante matéria. Gostam da disciplina de matemática, querem fazer contas e superar suas dificuldades. Já escrever é o "terror", eles detestam, penso que é pela dificuldade que tem em passar para o papel suas idéias, e de falar sobre elas.

Sei que o adultos, assim como a crianças, não aprendem recebendo respostas prontas, mas sim resolvendo problemas que dizem respeito ao mundo em que vivem, a sua realidade, assim pretendo planejar ações e atividades que proporcionem a eles adquirirem maior conhecimento.

A educação é um processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz prograssivamente mais congruente com o do outro"(Maturama,2001,p.29)